A obstrução nasal (nariz entupido) é uma condição extremamente comum, que pode ser presenciada por, praticamente, todas as pessoas ao longo da vida.
No entanto, é importante entender como ela surge e quando devemos nos preocupar e buscar ajuda especializada.
O que é a obstrução nasal?
A obstrução nasal é aquela sensação de que o nariz está entupido ou congestionado, gerando dificuldade na passagem de ar. Isto pode acontecer em uma ou ambas as narinas, como também pode ser temporário ou crônico.
O que pode causar obstrução nasal?
A obstrução nasal pode ser provocada por processos infecciosos virais ou bacterianos, como a gripe, os resfriados e a sinusite aguda. Mas também pode ser ocasionada por distúrbios estruturais, como desvio do septo, a presença de pólipos ou tumores no nariz.
As causas mais comuns de obstrução nasal são:
Rinite alérgica
Inflamação da mucosa nasal causada por alergias a substâncias como poeira, pólen, pelos de animais, etc. Os sintomas incluem espirros, coceira, coriza e obstrução nasal.
Sinusite
Infecção dos seios da face, que são cavidades ósseas ao redor do nariz. Os sintomas incluem dor de cabeça, febre, secreção nasal e obstrução nasal.
Desvio de septo
Alteração na estrutura do septo nasal, a parede que divide as duas narinas. O desvio pode ser congênito, adquirido por traumas ou cirurgias. Ele pode causar obstrução nasal, sangramentos, roncos e apneia do sono.
Hipertrofia de adenoides
Aumento do tecido linfático localizado na parte posterior do nariz, que faz parte do sistema imunológico. A hipertrofia pode ser causada por infecções recorrentes ou alergias. Ela pode causar obstrução nasal, respiração bucal, roncos e otites.
Pólipos nasais
São formações benignas que crescem na mucosa nasal, geralmente associadas a quadros de rinite alérgica ou sinusite crônica. Eles podem causar obstrução e secreção nasal, diminuição do olfato e dor de cabeça.
Tumores nasais
São formações malignas que podem se originar no nariz ou em outras regiões da cabeça e pescoço. Eles podem causar obstrução nasal, sangramento nasal, dor facial e alterações na visão ou na audição.
Como é feito o diagnóstico da obstrução nasal?
O diagnóstico da obstrução nasal é feito pelo médico otorrinolaringologista, através da avaliação de sintomas, do histórico clínico e realização de exames físicos do nariz.
Em alguns casos, podem ser necessários exames complementares como radiografia, tomografia, endoscopia nasal ou biópsia.
Como é feito o tratamento da obstrução nasal?
O tratamento da obstrução nasal dependerá da causa e da gravidade do problema. Em geral, ele pode envolver o uso de medicamentos como descongestionantes, anti-histamínicos, corticoides ou antibióticos.
Em alguns casos, pode ser indicada a realização de cirurgia para corrigir o desvio de septo, retirada de pólipos nasais, redução das adenoides ou de tumores nasais.
Por isso, é importante procurar um médico otorrinolaringologista se você apresentar alguns destes sintomas de maneira recorrente. Se você apresenta sintomas persistentes relacionados ao nariz e garganta, ou está preocupado com sua saúde vocal, entre em contato comigo e agende uma consulta. Assim, você vai receber orientações específicas para seu caso!